Nutriex Profissional

Blog Teste

Teste Rápido Covid-19 Nutriex ganha Validação do Programa de Avaliação de Kits Para Coronavírus

O Teste Rápido Covid-19 Nutriex agora está validade pela avaliação laboratorial do Programa de Avaliação de Kits de Diagnóstico Para SARS-CoV-2, que se apresenta como um reforço aos produtos disponibilizados para comercialização, ajudando, assim, a ANVISA e o Ministério da Saúde no controle de qualidade e na disponibilização de testagens massivas.

O projeto é uma iniciativa inédita e conjunta entre as entidades do segmento de diagnóstico in vitro (IVD), Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED) e da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) que, numa ação conjunta, visa promover a avaliação de kits de diagnóstico disponíveis no mercado brasileiro usados no combate à Covid-19.

Buscando abastecer os mercados públicos e privados com um produto de qualidade em termos de performance do Kit Teste Rápido Covid-19, a Nutriex aderiu voluntariamente ao programa, com seu produto já registrado pela ANVISA.

Baseado em protocolos comuns, previamente discutidos entre especialistas participantes desta força-tarefa, foram utilizadas amostras positivas frescas que indicaram a curva de soro conversão para os testes de anticorpos.

Como funciona

O Programa de Avaliação de Kits foi estabelecido por empresas privadas a fim de validar a qualidade do produto, por meio do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PCNQ). Assim, os laboratórios trabalham com amostras externas e as processam como um paciente. A partir dos resultados, é possível identificar se os kits de testagem submetidos ao programa realmente são eficazes e ranqueá-los de acordo com a responsividade.

A importância do Programa de Avaliação para o Teste da Covid-19

Para a validação do Teste da Covid-19, o caminho foi inverso ao padrão. Os kits, e não as amostras, foram enviados para análise. De acordo com a Dra. Christiane do Valle, presidente da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de Goiás (FEHOESG) e do Sindicato dos Laboratórios de Análises e Banco de Sangue no Estado de Goiás (SINDLABS-GO), tal processo de avaliação é importante porque “precisa ser validado in loco, com a realidade que vivemos e com os pacientes que temos”.

Ela também enfatiza que tanto a doença quanto o kit são novos, portanto, “a sensibilidade e a especificidade dependem muito da região e de como está a demanda regional. Por isso, apenas o registro da ANVISA pode não ser suficiente”, explica.

Para acessar os resultados obtidos dos Testes Rápido Covid-19 Nutriex, clique aqui.

Evite fraudes e conheça mais sobre o produto. WhatsApp: (62) 99636-9008, Telefone: (62) 3272-8928 / (62) 3272-8948 ou clique aqui e preencha o formulário para nossa equipe entrar em contato.

VOLTAR